Missão

Sua missão é ampliar as possibilidades de expressão do universo infanto-juvenil, através de imagens e histórias.

 

O festival proporciona o intercâmbio entre jovens realizadores de todo o mundo e promove a reflexão acerca do conteúdo a eles destinado.

O Festival

O Festival Internacional Estudantil Cinema de Barra do Piraí é o braço educacional do Polo Audiovisual da cidade de Barra do Piraí, no interior do estado do Rio de Janeiro.

 

Iniciado em 2009, através da parceria entre a produtora audiovisual Mauá Filmes e o Polo Audiovisual de Barra do Piraí, tem como missão ampliar as possibilidades de expressão do universo infanto-juvenil, através de imagens e histórias.

 

Composto por três mostras: Local, Nacional e Internacional, o Festival proporciona o intercâmbio entre jovens realizadores de todo o Mundo e promove a reflexão acerca do conteúdo a eles destinado.

 

Entre as diversas ações e atividades do FestCine, destaca-se o projeto “Luz, Câmera, Educação!”, que consiste de oficinas de produção audiovisual em escolas públicas e privadas da cidade de Barra de Piraí, voltadas aos alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.

 

Como resultado dessas oficinas, cada escola produz um curta metragem, cujo tema é de livre escolha dos jovens, favorecendo a criatividade, promovendo a pesquisa, a leitura e a escrita, permitindo que se expressem artisticamente ao mundo ao seu redor.

 

Os filmes produzidos pelos jovens participam, então, da Mostra Competitiva Local do FestCine e concorrem entre si em oito categorias: melhor áudio, melhor arte, melhor roteiro, melhor direção, melhor atriz, melhor ator, melhor filme júri popular e melhor filme. Julgamento realizado por júri especializado, composto por profissionais da área de cinema e educação.

 

Estudantes de todo o Brasil participam da Mostra Competitiva Nacional, que premia o melhor filme segundo o júri técnico. Todos os premiados das Mostras Local e Nacional recebem um troféu.

 

Em cada edição, o Festival presta uma homenagem especial a importantes figuras do cinema nacional que, sempre que possível, prestigiam a noite de abertura do evento com sua presença, para o delírio da platéia de cerca de 3 mil pessoas em média. É uma grande festa.

 

Ao longo desses 7 anos de Festival, tivemos a realização de mais de 120 filmes dentro das oficinas de produção audiovisual da Mostra Local, com a participação de mais de 3 mil alunos. Na Mostra Nacional foram exibidos 70 filmes selecionados entre as mais de 300 obras inscritas. E, na Mostra Internacional, já passaram por nossas telas 35 filmes produzidos por jovens de diversos países.

 

Contamos, também, com a participação de um público de cerca de 10 mil pessoas por edição do Festival, chegando a 70 mil espectadores que puderam conhecer os trabalhos desses jovens, através das exibições em praça pública, gratuitamente, ao longo dos 7 dias de exibição de cada edição do Festival. Pela Internet, as visualizações desses filmes, até julho de 2018, chegam a 700 mil. Números que expressam a importância do evento, carinhosamente conhecido como o “Oscar Estudantil”.

 

Devemos nossos agradecimentos aos patrocinadores deste projeto, que viabilizaram sua realização. Todos os estudantes, professores, multiplicadores e comunidades envolvidas na produção de cada filme e todos os espectadores das exibições em praça pública, cinemas e Internet reconhecem e aplaudem os benefícios resultantes desse instrumento de educação e cultura.

Assim, com a certeza de que a produção de filmes nas escolas é uma importante ferramenta educacional, o Festival Internacional Estudantil de Cinema de Barra do Piraí pretende continuar realizando sua missão, atraindo e despertando talentos dessa juventude brasileira, contribuindo, de sua forma, com a construção do Brasil que desejamos.